(27) 3340.0185

    • (27) 98174.3195

Quiropraxia

O Fisioterapeuta Quiropraxista

Saiba mais sobre essa especialidade da Fisioterapia

Fisioterapia Quiropráxica

É uma especialidade própria da Fisioterapia onde são empregados recursos quiropráxicos na avaliação, no diagnóstico cinético funcional, no tratamento e na prevenção das desordens mecânicas do sistema músculoesquelético e que afetam a função do sistema nervoso e da saúde em geral.

Fisioterapeuta Quiropraxista (ou Quiropráxico) é o profissional busca a promoção da saúde através da liberação do fluxo neurológico pleno por meio de ajustes e/ou manipulações, principalmente da coluna vertebral.

Diversas outras técnicas e/ou recursos fisioterapêuticos podem ser agregados à Fisioterapia Quiropráxica, potencializando ainda mais os resultados. Isso faz do Fisioterapeuta um profissional altamente qualificado para tratar as mais diversas afecções neuro-músculo-esqueléticas.

Devemos lembrar que é assegurada ao Profissional Fisioterapeuta o exercício da Quiropraxia, desde que realmente habilitado. Entretanto, o mesmo profissional não poderá se entitular especialista em Quiropraxia. Isto só poderá acontecer depois do cumprimento das normas e procedimentos previstos na RESOLUÇÃO COFFITO nº. 377, de 11 de junho de 2010, que trata do Registro de Títulos de Especialidades na Fisioterapia.

O profissional diplomado em Fisioterapia Quiropráxica deve cumprir um total de no mímino 500 hs em cursos/estágios/atividades complementares, pela Associação Nacional em Fisioterapia Quiropráxica (ANAFIQ).

O especilista pode realizar pós graduação em quiropraxia, e assim como o diplomado realizar prova junto ao conselho federal de fisioterapia e terapia ocupacional (COFITO), e caso seja aprovado poderá utilizar a titulação.

A formação completa em Fisioterapia Quiropraxica envolve o aprendizado de mais de 10 técnicas que compôe o escopo da especialidade, tendo o profissional sua preferência de trabalho.

 

Como a Quiropraxia funciona?

A quiropraxia remove as interferências dos eixos articulares, principalmente da coluna vertebral, promovendo uma conexão mais eficaz e precisa entre o Sistema Nervoso Central com todas as funções do nosso corpo, seja muscular, ou mesmo funcionamento dos órgãos; desta forma deixando o corpo em condições favoráveis de desempenhar todo seu potencial de vida.

Comparativo entre uma Vértebra Normal x Vértebra Subluxada (perda da congruência parcial, entre 1 a 3 mm).

Cadeia lesional adaptativa a alguma subluxação. Cria-se um engrama padronizado que excita a contração assimétrica da cadeia muscular unilateral, ou seja, um lado do corpo fica mais reativo.

Estas adaptações da cadeia muscular ocorrerão de forma compensatória a algum problema primário no eixo central (coluna Vertebral), levando a desgastes precoces e dores articulares em ombros, cotovelos, punhos/mãos, quadris, joelhos, tornozelos/pés. Geralmente problemas em membros superiores ou inferiores são secundários, e não primários (desde que não haja trauma); segundo THOMPSON.

Terapia Instrumental Quiropráxica (TIQ)

Esta técnica teve origem na escola americana de Logan, sendo a segunda técnica quiropráxica mais utilizada no mundo e a mais bem paga nos EUA. Consiste no equilíbrio do corpo através de uma manipulação realizada por instrumento mecânico com força pré definida, no sentido da correção da disfunção ou subluxação.

Indicado para o tratamento das restrições biomecânicas, distúrbios posturais, dores agudas e crônicas, com a ajuda de um pequeno instrumento que produz um impulso suave e eficaz para o paciente. Permite ajustes específicos, promovendo a ativação dos micromovimentos, desbloqueando as articulações através de pequenos impactos em pontos específicos. É baseada num protocolo de avaliação estruturado, obtido por uma série de testes que determinam a localização e o sentido do bloqueio.

Várias enfermidades podem ser originadas como consequência de um mau posicionamento das articulações e ao longo da vida, o corpo é submetido à estresses físicos, emocionais, sobrecarga, esforço, movimentos repetitivos, traumas e toxinas. Hábitos que deformam a coluna progressivamente interferem em cada paciente de forma diferente.

Veja alguns exemplos de enfermidades relacionadas:

 

 

Durante o tratamento, o paciente estará confortavelmente em decúbito ventral e o fisioterapeuta enviará através do TIQ® uma manipulação precisa, unidirecional e sequencial sobre um determinado número de articulações, músculos e ligamentos. Ao receber estes estímulos o corpo desencadeia um processo de auto-cura.
10 motivos para utilizar o método TIQ.

1   PRECISÃO

Ao utilizar o método com o instrumento, é possível identificar o ponto exato, onde é necessária a correção da sub luxação ou disfunção. Devido a área de contato ser pequena no instrumento, conseguimos manipular articulações pequenas e pontos vertebrais em que normalmente o contato manual é difícil ou desconfortável.

2   CONTROLE

Força, freqüência, torque, velocidade e impulso gerados pelo instrumento, fornecem a quantidade exata de energia para normalizar a função biomecânica.

3   CONFORTO

Durante o tratamento, o paciente estará confortavelmente relaxado em postura neutra, sem a necessidade de mudanças de posição e movimentos ativos.

4   RAPIDEZ

O impulso rápido, porém controlado, é o segredo para a eficiência deste procedimento.

5   RESULTADO

Mais de 90% dos pacientes apresenta melhora significativa na primeira sessão.

6   ACERTIVIDADE

O procedimento direto sobre a articulação evita a utilização de diferentes parâmetros de movimento para realizar a manipulação.

7   EFICÁCIA

Pesquisas científicas comprovam os resultados do tratamento. Porém, estamos buscando melhorar a qualificação das evidencias.

8   CONFIANÇA

Possibilita mensurar visivelmente e imediatamente os resultados obtidos.

9   CONSISTÊNCIA

Padroniza a metodologia na aplicação, fazendo com que diminua a diferença de resultados entre os examinadores.

10   RECONHECIMENTO

É patenteado para a correção de subluxações, sob registro e licença no FDA 510k (USA).

 

Vítor A. Lorentz ,  Ft, Dip. Quiro, Especialista em Quiropraxia pelo Coffito, Instrutor Credenciado em Terapia Instrumental Quiropráxica pelo Instituto Livta

Fisioterapeuta CREFITO-15: 78731-F SONAFE – 368 

Solicite um orçamento:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Avenida São Paulo, 2512 – Itapuã, Vila Velha – ES - CEP: 29101-502

(27) 3340.0185

(27) 98174.3195